Exames

O Cace também disponibiliza uma ampla variedade de exames.

São alterações patológicas do ritmo cardíaco, sendo a maioria benignas. Entretanto requerem avaliação especializada com especialista em vários casos.

Técnica usada durante o exame de estudo eletrosiológico para eliminar os focos ou pequenos circuitos de arritmias no coração. Tem elevado sucesso em algumas arritmias e sucesso moderado em outras.

Exame semelhante ao Looper que permite o acompanhamento em tempo real via internet do eletrocardiograma do paciente, grava ECGs em 3 canais também de 1 em 1 hora, além de quando pressionado o botão.

Teste de Disautonomia – Protocolo de 7 testes realizados em conjuntos para avaliação de Disautonomia. Incluem testes de Variabilidade RR, Manobras de Valsalva, Teste Ortostático 30:15, Teste de respiração profunda e pesquisa de hipotensão postural precoce ou tardia.

Utilizado para investigar presença de condução lenta (potenciais tardios) que podem implicar maior risco de arritmias graves em algumas patologias.

Exame que pode identificar os focos de arritmia no coração e possibilitar o tratamento com ablação.

Também são dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, neste caso, usado para tratamento de arritmias ventriculares graves, que possam ter risco de vida ao paciente.

Exame mais detalhado de eletrocardiografia contínua que permanece por 7 dias com o paciente, podendo por alguns períodos ser retirado para o banho e depois reinstalado pelo próprio paciente.

Importante para avaliação de desmaios, ameaças de desmaios, alguns tipos de tonturas, quando se suspeita de alterações no sistema nervoso autônomo ou reflexos vaso-vagais.

Avaliação especializada por equipe treinada na abordagem destes pacientes, com realização de diversos exames direcionados para a descoberta da causa do problema.

São dispositivos cardíacos eletrônicos implantados abaixo da clavícula, por onde se introduzem os catéteres pelas veias desta região, sob anestesia local e sedação. Os eletrodos que estimularão o coração e promoverão uma frequência cardíaca adequada.

Exame simples de eletrocardiograma que permanece com o paciente por 24, 48, ou 72hs para permitir a gravação de todas as alterações no ritmo do coração (batimentos cardíacos).

Exame de eletrocardiograma intermitente, que permanece com o paciente por todo esse período, podendo por alguns períodos ser retirado para o banho e depois reinstalado pelo próprio paciente, mas só grava quando se aciona o botão, armazenando os eletros por 5 minutos, sendo 2 antes e 3 após o evento (sintomas). 

Trata-se de um monitor cardiaco implatado abaixo da pele sob o peitoral esquerdo, com anestesia local. Tem tamanho muito reduzido sendo usado para investigar sincopes ou arritmias. Tem bateria de 2 a 3 anos e faz os registros automaticamente, não necessitando acionamento.

Técnica mais recente que permite suspeitar da Síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

Centro de Arritmia Cardíaca do Ceará
Enviar via WhatsApp